Secretária
Jacqueline Moraes: Secretária Estadual das Mulheres
Jacqueline Moraes é uma mulher de força, superação e pioneirismo. Sua trajetória se destaca não apenas pela representatividade que carrega, mas também pelo impacto que suas ações à frente da Secretaria Estadual das Mulheres têm causado na vida das mulheres capixabas.
Foi uma das sete escolhidas para ser homenageada com o prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença, reconhecimento concedido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.
“Seus esforços em apoio à igualdade social, de gênero e racial e à justiça são bem vistos nos círculos políticos e na sociedade civil” - Embaixada dos Estados Unidos.
Nascida no Rio de Janeiro e radicada no Espírito Santo desde os 12 anos, Jacqueline é um exemplo de liderança construída a partir de experiências pessoais intensas e da luta por justiça social.
Uma história de conquistas e pioneirismo
Primeira mulher negra e da periferia eleita vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes fez história ao assumir cargos de grande relevância política.
Formada em Direito pela Multivix, sua atuação é embasada em conhecimento jurídico, que tem sido fundamental para a defesa dos direitos das mulheres, especialmente no enfrentamento à violência de gênero. Microempresária, Jacqueline construiu sua carreira política e comunitária sempre atenta às demandas das populações mais vulneráveis.
Luta social e ascensão política
Desde jovem, Jacqueline se envolveu com movimentos comunitários e foi vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Planeta II, presidente do bairro Operário, em Cariacica, e da Associação dos Vendedores Ambulantes do Espírito Santo. Posteriormente, foi eleita vereadora em Cariacica (2012-2016) e esse engajamento popular foi o alicerce para que, em 2018, ela fosse eleita vice-governadora do Espírito Santo, ao lado do governador Renato Casagrande.
Durante seu mandato, implementou o programa Agenda Mulher Empreendedora, que foi um marco na promoção do empreendedorismo feminino no Estado a ponto de ser reconhecido pela ONU Mulheres por contemplar os objetivos de desenvolvimento sustentável, como igualdade de gênero e empoderamento feminino; além de coordenar importantes políticas públicas, como o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e o Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Sofreu violência política de gênero enquanto vice-governadora, assunto que foi destaque no Conselho de Direitos Humanos da ONU.
À frente da Secretaria Estadual das Mulheres
Atualmente, como Secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline continua sua missão de promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres. Sob sua gestão, diversas iniciativas têm ganhado força com o eixo Mulher Viver +, uma estratégia do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, gerenciado diretamente pelo governador Renato Casagrande; também o fortalecimento do empreendedorismo e inclusão produtiva. Sua atuação se destaca pelo compromisso em combater todas as formas de violência e em abrir novos caminhos para as mulheres em situações de vulnerabilidade social e econômica.
Uma liderança inspiradora
Casada, mãe de três filhos e avó, Jacqueline equilibra sua vida pessoal com uma carreira política focada no desenvolvimento de políticas públicas transformadoras. Sua história de superação, que vai desde os dias de camelô até os altos cargos do governo estadual, inspira milhares de mulheres a buscarem seus direitos e ocuparem espaços de liderança e poder.