Subsecretária

Sônia Damasceno: Subsecretária Estadual de Políticas para as Mulheres

Natural de Minas Gerais, Sônia Damasceno trouxe ao Espírito Santo, aos 14 anos, uma visão empreendedora que já despontava desde a infância em Luizburgo, na zona rural de seu estado natal. Determinada a conquistar sua independência financeira, começou a trabalhar como manicure atendendo nas casas de suas vizinhas. Essa vontade de crescer e buscar novas oportunidades a levou a expandir suas atividades, tornando-se revendedora de cosméticos, e, na faculdade, vendendo sanduíches naturais e doces para custear seus estudos.

A trajetória política

Reconhecendo sua essência empreendedora, Sônia ingressou na vida pública, onde rapidamente se destacou. Começou sua trajetória no gabinete do deputado estadual Bruno Lamas, na recepção, e, com seu trabalho dedicado, foi convidada a coordenar o artesanato capixaba na Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Posteriormente, assumiu a gerência desse setor, onde liderou grandes feiras de artesanato, tanto no Espírito Santo quanto fora do estado. Um de seus marcos foi a defesa e aprovação do projeto "Artesanato Competitivo", uma iniciativa do governo federal em parceria com a Colômbia, que destacou o Espírito Santo como o único estado brasileiro a ter seu projeto selecionado.

Sônia também exerceu cargos de destaque em diversos municípios, sendo secretária das pastas de Turismo, Cultura e Lazer, e Promoção Social em Fundão, além de gerente de Cultura em Aracruz. Atualmente, atua como subsecretária Estadual de Políticas para as Mulheres, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento de iniciativas voltadas ao empoderamento feminino e à inclusão.

Luta pela maternidade atípica

Além de sua atuação pública, Sônia é mãe de três filhos: Sâmia, Emanuel e o pequeno Davi, uma criança atípica com TDHA, TOD, DI e TEA. Essa vivência a aproximou ainda mais das causas sociais e a fez uma defensora ativa dos direitos de pessoas com deficiência.

Graduada em Fisioterapia e cursando Gestão Pública, Sônia Damasceno também se destaca em outras frentes, sendo presidente da Associação de Moradores do bairro Residencial HZ, em Praia Grande, Fundão, e vice-presidente do Clube de Carros Antigos Garagem Raiz, na Serra — sendo a única mulher a ocupar uma posição de liderança no movimento de antigomobilismo do estado. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard