Câmara Técnica
Em 2007 foi constituida no Espírito Santo, a Câmara Técnica pelo Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, repactuado em 2011. Com a elaboração do Pacto Estadual, através do Decreto 3382-R, de 12 de setembro de 2013, e alterações posteriores, foi instituída a Câmara Técnica do Pacto Estadual, formada por um grupo interinstitucional, composto de diversas áreas responsáveis pelas políticas de enfretamento à violência contra as mulheres.
Marcos Legais
Data da publicação no DIO | Documento | Descrição |
07/02/2022 | Resolução 001/2022 | Dispõe sobre a prorrogação do mandato das representações das organizações da sociedade civil na Câmara Técnica |
13/11/2020 | Decreto nº 1419-S | Altera a Composição da Câmara Técnica |
09/11/2018 | Resolução 002/2018 | Publicação do Regimento Interno |
25/01/2018 | Portaria nº 003-S | Composição da Câmara Técnica |
08/03/2017 | Decreto nº 4073-R | Altera a composição da Câmara Técnica |
13/09/2013 | Decreto nº 3382-R | Institui a Câmara Técnica do Pacto Estadual e revoga o Decreto nº 2450-R/2010 |
10/03/2011 | Resolução nº 001/2011 | Publicação do Regimento Interno do Pacto Nacional |
21/01/2010 | Decreto nº 2450-R | Institui a Câmara Técnica do Pacto Nacional |
Atribuições
- Propor e elaborar as metas e ações do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres;
- Deliberar sobre a destinação dos recursos federais e estaduais destinados à implementação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres;
- Acompanhar, monitorar e avaliar o cumprimento das metas propostas e da execução do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres;
- Propor o planejamento das ações do próximo ano da Câmara Técnica;
- Formular e alterar seu Regimento Interno.
Composição
É composta por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, sendo as representações da sociedade civil escolhidas através de edital de chamamento público. Sua atual composição é:
Representação Estadual | Organizações da Sociedade Civil | Representação Municipal |
Secretaria de Estado das Mulheres (SESM), Secretaria de Estado de |
Associação de Mulheres Unidas da Serra (AMUS), Associação de Participantes Assistidos e Beneficiários da Fundação Banestes (BANESPAR) e Fórum de Mulheres do Espírito Santo (FOMES). |
1 - Metropolitana: Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória; 2 - Central Serrana: Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina; 3 - Sudoeste Serrana: Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante; 4 - Litoral Sul: Anchieta e Presidente Kennedy; 5 - Central Sul: Cachoeiro de Itapemirim e Castelo; 6 - Caparaó: Alegre e Iúna; 7 - Rio Doce: Aracruz e Linhares; 8 - Centro Oeste: Baixo Guandu e Marilândia; 9 – Nordeste: São Mateus e Montanha; 10 – Noroeste: Nova Venécia. |
Grupos de Trabalho
A Câmara Técnica possui em funcionamento atualmente dois Grupos de Trabalho: Adesão ao Pacto e Política de Abrigamento.
O GT Adesão ao Pacto foi constituído em 2019, composto por representação da SEDH, SESP, SEDU, SESA, SETADES e FOMES.
Tem como objetivo estabelecer a adesão ao Pacto junto aos 78 municípios do Estado do Espírito Santo, até 2022. Para isso, são considerados neste processo dois momentos:
1- O de adesão do município em seu aspecto formal que implicará na assinatura de um termo e,
2- A adesão junto aos equipamentos das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança Pública.
O GT Política de Abrigamento foi constituído em 2020, composto por representação da SEDH, SESP, SETADES, DPES, PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA, AMUS, BANESPAR e FOMES.
Seu objetivo é elaborar a proposição da política estadual de abrigamento para mulheres em situação de violência.
Municípios Adesos
Importante registrar que para o processo de adesão ao Pacto Estadual por parte dos municípios, a articulação da SUBPM com a Associação dos Municípios do Estado do Espirito Santo (AMUNES) foi de grande relevância. Durante o 8º Congresso Gestão das Cidades, em 28 de novembro de 2019, foi firmado o Termo de Cooperação Técnica para a pactuação com os municípios.
Municípios | Municípios Adesos | |
1. | Afonso Cláudio | X |
2. | Água Doce do Norte | Não |
3. | Águia Branca | X |
4. | Alegre | X |
5. | Alfredo Chaves | X |
6. | Alto Rio Novo | Não |
7. | Anchieta | X |
8. | Apiacá | X |
9. | Aracruz | X |
10. | Atílio Vivácqua | X |
11. | Baixo Guandu | X |
12. | Barra de São Francisco | X |
13. | Boa Esperança | X |
14. | Bom Jesus do Norte | X |
15. | Brejetuba | X |
16. | Cachoeiro de Itapemirim | X |
17. | Cariacica | X |
18. | Castelo | X |
19. | Colatina | X |
20. | Conceição da Barra | X |
21. | Conceição do Castelo | X |
22. | Divino de São Lourenço | X |
23. | Domingos Martins | X |
24. | Dores do Rio Preto | X |
25. | Ecoporanga | X |
26. | Fundão | X |
27. | Governador Lindenberg | X |
28. | Guaçuí | X |
29. | Guarapari | Não |
30. | Ibatiba | Não |
31. | Ibiraçu | X |
32. | Ibitirama | X |
33. | Iconha | X |
34. | Irupi | X |
35. | Itaguaçu | X |
36. | Itapemirim | Não |
37. | Itarana | X |
38. | Iúna | X |
39. | Jaguaré | X |
40. | Jerônimo Monteiro | X |
41. | João Neiva | X |
42. | Laranja da Terra | X |
43. | Linhares | X |
44. | Mantenópolis | Não |
45. | Marataízes | X |
46. | Marechal Floriano | Não |
47. | Marilândia | X |
48. | Mimoso do Sul | X |
49. | Montanha | X |
50. | Mucurici | X |
51. | Muniz Freire | X |
52. | Muqui | X |
53. | Nova Venécia | X |
54. | Pancas | X |
55. | Pedro Canário | X |
56. | Pinheiro | X |
57. | Piúma | X |
58. | Ponto Belo | X |
59. | Presidente Kennedy | X |
60. | Rio Bananal | X |
61. | Rio Novo do Sul | X |
62. | Santa Leopoldina | X |
63. | Santa Maria de Jetibá | X |
64. | Santa Teresa | X |
65. | São Domingos do Norte | X |
66. | São Gabriel da Palha | X |
67. | São José do Calçado | X |
68. | São Mateus | X |
69. | São Roque do Canaã | X |
70. | Serra | X |
71. | Sooretama | X |
72. | Vargem Alta | X |
73. | Venda Nova do Imigrante | X |
74. | Viana | X |
75. | Vila Pavão | X |
76. | Vila Valério | X |
77. | Vila Velha | X |
78. | Vitória | X |
Informações atualizadas em outubro de 2022
Monitoramento das Ações do Pacto (em elaboração)
Face a importância do acompanhamento das ações previstas no Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, tanto por parte da gestão pública quanto por parte da sociedade civil e, em especial, pela Câmara Técnica de Monitoramento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CT) - por ser esta sua finalidade principal, foram propostas estratégias para o acompanhamento das diversas ações elencadas no Pacto.
O Monitoramento será realizado por Grupos de Acompanhamento (GA) por eixo do Pacto.
Composição de Grupos de Acompanhamento (GA)
1. | Garantia da aplicabilidade da Lei Maria da Penha |
Banespar CEDIMES Prefeitura Municipal de Vila Velha |
2. | Ampliação e fortalecimento da rede de serviços para as mulheres em situação de violência |
FOMES TJES MPES/ NEVID SESA AMUS |
3. | Garantia da segurança cidadã e acesso à justiça |
SEJUS AMUS SEDH/SUBPM Prefeitura Municipal de Serra |
4. | Garantia dos direitos sexuais, enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres |
SEDH/SUBPM SESA PRF-ES Prefeitura Municipal de Cariacica |
5. | Garantia da autonomia das mulheres em situação de violência e ampliação de seus direitos |
DPU AMUS FOMES SETADES |
Metodologia de Monitoramento
N° | Estratégias de acompanhamento | Responsável | Status/período |
1. |
Quadro síntese de acompanhamento das ações Organização de uma planilha de Excel com informações básicas sobre cada uma das ações do Pacto a serem preenchidas e publicizadas periodicamente. |
Mesa executiva da CT e representante do IJSN | Matriz elaborada |
2. |
Criação de uma interface web Elaborar uma interface web do quadro síntese de acompanhamento das ações (estratégia 1) com divulgação no site da SEDH. |
Assessoria de comunicação – SEDH/ SUBPM | Em elaboração |
3. |
Informes mensais Estabelecimento de um tempo fixo em cada reunião da CT para que suas integrantes atualizem o pleno da CT acerca das ações do Pacto desenvolvidas por seus respectivos órgãos – tendo como parâmetro o quadro síntese de acompanhamento das ações (estratégia 1) elaborado. Atentar para o registro mensal em ata dos informes. |
Integrantes da CT | Em execução |
4. |
Acompanhamento de ações por instituição Contato regular com as instituições implicadas no Pacto (via ofício e/ou agendamento de reuniões) para acompanhamento das ações do Pacto. Organização por eixos – tendo como parâmetro o quadro síntese de acompanhamento das ações (estratégia 1) elaborado. |
GA's e SUBPM | Em execução |
5. |
Acompanhamento das ações municipais Articulação junto aos municípios, tendo como parâmetro o quadro síntese de acompanhamento das ações (estratégia 1) elaborado. |
SUBPM | Em execução |
6. |
Grupos de acompanhamento (GA) das ações por eixos Criação de 5 grupos, um para cada eixo do Pacto. Os grupos terão, no mínimo, 3 integrantes. |
Câmara Técnica | Grupos criados |
7. |
Consolidação trimestral das ações por eixo Os GA's por eixo terão as seguintes tarefas:
|
GA's | A iniciar |
8. |
Consolidação trimestral do conjunto das ações mapeadas pelos GA's no pleno da CT Após levantamento realizado pelos grupos, o mapeamento deve ser validado pela CT antes de ser divulgado no site da SEDH. |
Câmara Técnica | A iniciar |
9. |
Divulgação do status das ações no site da SEDH Atualização permanente do acompanhamento das ações do Pacto, com periodicidade máxima trimestral. |
SUBPM | Em elaboração |