Aula inaugural para mulheres vítimas de violência destaca a qualificação profissional e o empoderamento feminino
O auditório da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) foi palco da aula inaugural para as mulheres atendidas pelo Centro Margaridas da Grande Vitória, nessa terça-feira (22). O evento faz parte de um termo de cooperação entre a secretaria e a Fortes Engenharia, para o oferecimento dos cursos que serão ministrados a partir desta quinta-feira (24) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES)
A ação faz parte do Programa Mulher Viver +, um dos eixos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e tem a missão a criação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, promovendo independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O projeto busca ser um divisor de águas, oferecendo não apenas cursos, mais uma chance de transformação e emancipação financeira por meio da educação. A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou o papel fundamental da qualificação na vida das mulheres. "Para muitas, a qualificação é mais que uma oportunidade de trabalho, é um recomeço, um passo em direção à independência financeira e à superação do ciclo de violência. É essa transformação que buscamos promover com essas ações em parceria com empresas como a Fortes Engenharia.”
A aula inaugural marcou o começo de uma jornada de capacitação que promete impactar a vida de muitas mulheres capixabas. Participaram do evento as alunas e os representantes da Fortes Engenharia, Ivana Rodrigues Netto, gerente de Inovação Social, e Ricardo Antônio Abrahão Netto, diretor comercial, que destacaram o compromisso da empresa com o impacto social e o desenvolvimento das comunidades em que atuam.
A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Damasceno, e reforçou a importância da parceria com instituições como Senac-ES e Senai-ES para oferecer cursos gratuitos de alta qualidade.
As convidadas assistiram à palestra motivacional de Estefany Medici de Castro, intitulada “Mulher, a força da sociedade”, que abordou o protagonismo feminino na construção de soluções sociais e econômicas.
Bruno Emilio, gerente de Educação Profissional do Senac-ES, também ressaltou a importância da formação para o futuro das mulheres: "Nossa missão é educar para o trabalho de forma inclusiva e inovadora. Com essa parceria, queremos oferecer capacitação que gere oportunidades reais de renda e empregabilidade para essas mulheres.”
A iniciativa oferece capacitação em áreas que vão desde design de sobrancelhas e rotinas administrativas até bolos caseiros e pintura de superfícies. Nesta edição, são 100 vagas distribuídas em cinco cursos, todas voltadas para garantir que as mulheres tenham ajuda para alcançar sua independência financeira. Além de habilidades técnicas, o projeto busca romper o ciclo de violência doméstica fornecendo meios para que os participantes possam recomeçar suas vidas com dignidade e autonomia.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br