22/08/2024 17h42 - Atualizado em 23/08/2024 08h53

DER-ES e SESM firmam acordo de cooperação para combater violência e promover igualdade de gênero no Espírito Santo

O acordo estabelece um compromisso conjunto para o desenvolvimento de ações transversais que abordam diretamente o enfrentamento de diversas formas de violência.

A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado Espírito Santo (DER-ES), celebraram um Acordo de Cooperação que marca um importante avanço na luta contra a violência de gênero e na promoção da igualdade no Espírito Santo.

O acordo estabelece um compromisso conjunto para o desenvolvimento de ações transversais que abordam diretamente o enfrentamento de diversas formas de violência contra mulheres e meninas, a promoção da igualdade e equidade de gênero, e o combate à exploração sexual, com foco especial em áreas de abrangência das obras e serviços relacionados ao programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Eficiência Logística.

A secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, explicou que o trabalho com o DER será ainda mais amplo, apesar de estar principalmente ligado ao BID que é um banco que preza pela reeducação da sociedade. “Quando passa uma avenida ou uma rodovia em algum lugar, logicamente vem um canteiro de obras, desenvolvimento da cidade que gera também violência e precisamos dialogar sobre isso. O nosso maior desafio é o diálogo com os homens e já quero bater palmas para o DER-ES, porque temos muitos homens aqui que se dispuseram a ouvir o que temos a dizer. Não queremos os homens apenas entendendo sobre o assédio, nós queremos os homens entendendo, fazendo o letramento, mas queremos os homens contra o assediador. Porque se vocês entenderem isso vão contribuir com essa luta e somar com a nossa voz para promover ambiente seguro e igualitário para meninas e mulheres”, ressaltou.

O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, não pode estar presente no evento, mas foi representado pelos diretores Luiz César Maretto e Edmar Fraga Rocha. Freitas porém, reforçou que a assinatura do acordo de cooperação representa um passo significativo para o Espírito Santo, reforçando o compromisso do estado com a promoção de um ambiente seguro para todas as mulheres. “A união de esforços entre o DER-ES e a SESM é um exemplo de como a cooperação interinstitucional pode potencializar as ações em benefício da sociedade, promovendo mudanças estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Queremos cumprir o nosso papel, porque queremos ver a violência contra a mulher erradicada”, salientou.

Com uma vigência inicial de 42 meses, o acordo permitirá que o DER-ES e a SESM trabalhem de forma integrada, garantindo que as políticas públicas voltadas para as mulheres sejam não apenas fortalecidas, mas também ampliadas, contribuindo para a construção de um Espírito Santo mais justo e igualitário para todos.

Objetivos do Acordo de Cooperação

O principal objetivo do acordo é fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, por meio de iniciativas que incluem:

• Campanhas Educativas e Preventivas: Serão realizadas campanhas com o intuito de informar e sensibilizar a população sobre a violência de gênero, promovendo um ambiente de respeito e equidade.
  • Processos Educacionais Não Formais: Serão implementados programas educacionais direcionados tanto para as prestadoras de serviços quanto para os próprios funcionários do DER-ES, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a importância da igualdade de gênero e as formas de combater a violência contra mulheres e meninas.
  • Combate à Exploração Sexual: Serão desenvolvidas campanhas específicas para enfrentar a exploração sexual de meninas e mulheres, abordando um problema social crítico em regiões afetadas pelas obras do DER-ES.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da SESM