Mulheres da SEDH são referências na luta por igualdade de direitos
O mês de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado todos os anos desde 1911, no dia 8 de março. Nesta data, as atenções são todas voltadas a elas e para as reivindicações por seus direitos. Entretanto, não apenas no mês de março, mas durante todo o ano, essas mulheres estão presentes na sociedade, cada vez mais empoderadas, lutando por reconhecimento, respeito e igualdade tanto no ambiente social, como no profissional.
Na Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) que tem, entre outras funções, a missão de promover políticas públicas voltadas para mulheres, nada mais justo do que ter uma equipe predominantemente feminina comandando a pasta, de forma que consigam trabalhar a temática e os desafios com maior autonomia e equidade.
Secretária de Estado de Direitos Humanos: Nara Borgo
A começar, a SEDH conta com a advogada Nara Borgo como secretária de Estado de Direitos Humanos. Ela carrega experiências similares na luta por direitos, sendo militante e tendo atuado como secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória por dois anos. Também foi vice-presidente, conselheira estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES.
A secretária relata como é ser mulher e estar em posição de representar o Estado. “É um grande desafio, pois somos colocadas à prova a todo instante simplesmente por sermos mulheres. Por outro lado, é uma oportunidade para mostrar nosso trabalho e também dizer que nós podemos ocupar esses espaços”, ressaltou.
Secretária Estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo
Subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira: Maria Luiza Grillo
A Secretaria também conta com Maria Luiza Grillo, pós-graduada em Administração Pública e Graduada em Ciências Sociais, e que hoje ocupa o cargo de subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira. Maria Luíza enfatiza a importância da representatividade da mulher em cargos de comando. “Trabalhar aqui, enquanto mulher, é muito importante pela representatividade, mostrando para outras mulheres que elas também podem. Infelizmente, ainda são poucas ocupando cargos como esse”, destacou.
Subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira, Maria Luiza Grillo
Subsecretária de Cidadania e Inclusão Social: Raiana Ribeiro
Já a Subsecretaria de Cidadania e Inclusão Social é representada por Raiana Ribeiro. Após seis anos atuando em gestão pública na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Raiana conta que o que a motiva a continuar seguindo na área são as políticas públicas capazes de promover igualdade e respeito.
“Como mulher, jovem, ocupar espaços como esse é um grande desafio. Ao mesmo tempo, ter a oportunidade de contribuir para a construção de políticas públicas capazes de transformar a vida das pessoas, promovendo a igualdade de direitos e o respeito a todas e todos, faz da nossa luta diária uma missão muito gratificante.”
Subsecretária de Cidadania e Inclusão Social, Raiana Ribeiro
Subsecretária de Políticas para Mulheres: Juliane Barroso
Militante da causa feminista e professora, Juliane Barroso é formada em Serviço Social e atual subsecretária de Políticas para Mulheres da SEDH. Além disto, também já atuou no Governo do Estado na Coordenação sobre Drogas. Para Juliane, estar à frente da Subsecretaria é um duplo desafio.
“Primeiro por ser uma mulher que está ocupando um lugar de gestão. Isso significa você ter a sua competência julgada o tempo todo. Segundo, me entusiasma estar num lugar de representatividade para as mulheres e poder pensar e articular políticas públicas que atendam, sobretudo, as que estão numa situação de vulnerabilidade. Como mulher, nós precisamos ocupar esses espaços.”
Subsecretária de Políticas para Mulheres, Juliane Barroso
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone e Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br