Observatório Mulher ES lança Painel Violência contra a Mulher com dados de todo o Brasil
O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), juntamente com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio do Observatório Mulher ES, apresentaram nessa quinta-feira (29), o Painel Violência. O Painel, desenvolvido pela equipe do Observatório Mulher ES reúne dados de todas as Unidades Federativas (UFs) referentes à violência contra a Mulher, contra a mulher Gestante, contra a mulher Pessoa com Deficiência (PCD), violência por Orientação Sexual, dados sobre Agressão e sobre o Autor do ato violento.
A secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, ressaltou a importância do Painel: “Este Painel é fundamental para a qualificação das políticas públicas. Ele é interativo e apresenta os dados de forma que permite pensar e agir de maneira mais eficaz. Acredito profundamente na construção de políticas baseadas em evidências e na ciência. Disponibilizar esses números ao público fortalece nosso combate à violência contra as mulheres, pois, para enfrentar esse desafio, precisamos de algo essencial: informação qualificada”.
O Painel reúne dados do DATASUS de 2017 a 2023, sendo os dois últimos anos dados preliminares, sujeitos à revisão. Ainda é possível fazer consultas ao Painel utilizando diferentes filtros. Por exemplo, na seção de violência contra a Mulher é possível filtrar por violência física, psicológica, sexual, financeira e outras. Na seção de violência por Orientação sexual da vítima é possível visualizar os dados usando o filtro de Identidade de gênero, escolaridade e motivação do ato.
O pesquisador do Observatório Mulher ES e um dos responsáveis pela elaboração do Painel, Igor Anacleto, explicou que a construção do Painel buscou apresentar o máximo de informação possível de forma clara e acessível:
“A gente buscou tentar contar uma história por meio do Painel, para isso apresentamos um panorama geral, mas fazendo um desdobramento sobre as várias capilaridades que esses dados apresentam. Nosso principal objetivo foi expor essas informações de modo acessível à sociedade como um todo. É um volume de informações muito grande que possibilita visualizar os diferentes cenários da violência conta a mulher no Espírito Santo e em todo o Brasil. Além disso, nós também buscamos apresentar algumas informações com caráter mais inédito e por isso incluímos os dados referentes às mulheres PCDs, Gestantes e de Identidade de Gênero”, explicou o pesquisador.
No Espírito Santo, em 2023 entre os tipos de violências contra a mulher, a maior ocorrência foi de violência física, chegando a 4.474 casos, seguidos por violência psicológica (2.452) e violência sexual (2.073). No Brasil, também em 2023, estes números chegaram a 212.585 casos de violência física contra a mulher, 101.118 de violência psicológica e 70.039 de violência sexual.
Na aba de violência contra Gestante, o Painel mostra que em 2023 no Espírito Santo, 77,78% dos casos de violência contra Gestante ocorreram nas residências. No Brasil, o percentual chega a 75%.
“O Painel Violência contra Mulher é mais um produto lançado pelo Observatório Mulher ES que vai contribuir significativamente para a elaboração e aprimoramento de políticas públicas voltadas às mulheres. Uma ferramenta enriquecedora para o nosso Estado, mas também para o Brasil, já que possibilita a consulta de diferentes dados, referente aos estados brasileiros em um único repositório de informação inovador. É o conhecimento e evidências científicas subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas na prática”, pontuou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.
Na ocasião, representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a gerente de Proteção à Mulher da pasta, delegada Michelle Meira, também falou sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Segurança, destacando o Painel de Violência Contra a Mulher, lançado recentemente e que apresenta dados sobre os diversos tipos de crimes cometidos contra as mulheres, que podem ser visualizados com recortes pelos municípios capixabas.
“Estes painéis são extremamente importantes, principalmente para quem trabalha com a temática da violência contra a mulher, porque nos ajuda muito a colocar em prática políticas públicas. A gente olha para o Painel e consegue fazer diversos filtros e de alguma maneira isso nos ajuda a entender a violência contra mulher e colocar políticas públicas eficientes em prática”.
O Observatório Mulher ES é uma iniciativa executava pelo IJSN, que atua como uma ferramenta que monitora a situação socioeconômica e as múltiplas formas de desigualdades da mulher, por meio da construção de painéis interativos de dados e estudos técnicos. O Painel Violência contra Mulher se junta a outros três Painéis já desenvolvidos pelo Observatório Mulher ES: Empoderamento Econômico, Saúde da Mulher e Liderança e Participação Política. Todos estão disponíveis em: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-mulheres , acesse.
Texto: Stefhani Paiva
Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br