Poder, paixão e família: evento na OAB/ES debate cotidiano feminino
Para encerrar as comemorações pelo mês da mulher, a Comissão da Mulher e Advogada realizou, nessa quarta-feira (27), um debate com o tema “A mulher e o seu cotidiano” dividido nos seguintes subtemas: paixão, poder e família. O evento contou com as palestras da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e da psicóloga Gina Strozzi.
A presidente da Comissão da Mulher e Advogada, Flávia Brandão, abriu o evento agradecendo a participação e falando da importância do debate sobre o assunto. “Desde os primórdios as mulheres buscam seu lugar de fala, buscam o empoderamento. Essas mulheres, tão valorosas, que lutaram por nosso lugar de fala, sofreram, foram queimadas, para que hoje possamos ter voz”.
A vice-governadora Jaqueline Moraes falou sobre ultrapassar as fronteiras e não se conformar para iniciar as transformações da sociedade. “Onde eu for, eu preciso ser a mudança. E só pessoas inconformadas que mudam as coisas. Inconformar é sair da forma, fazer diferente. E se você fizer diferente, você pode ter certeza de que alcançará o resultado desejado”.
Já a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou a importância da igualdade na sociedade, independente de gênero ou opção sexual. “As mulheres, independente de orientação sexual, têm direito de estarem juntas, felizes, mas o modelo de família da sociedade não permite isso. E quando dizemos que somos mulheres, ninguém solta a mão de ninguém, temos que pensar fora da caixa, e pegar na mão de todas porque todos têm o direito de viver com seus companheiros e companheiras sem julgamento”.
Para finalizar, a psicóloga Gina Strozzi falou sobre a transposição com a saída da mulher do espaço privado e a ida para o espaço público. “A mulher saiu do espaço privado, através da emancipação, principalmente nos idos de 1960, quando separou a ideia de ação sexual de reprodução humana, com a pílula anticoncepcional. Foi um marco das mulheres. Ganhamos liberdade e autonomia de desejo e movimento”.
Durante o evento, ainda houve sorteio de brindes, espaço para maquiagem e massagem para as participantes.
Fonte: Asscom OAB/ES