23/03/2019 18h01 - Atualizado em 02/04/2019 16h12

Socioeducandas participam de roda de conversa em Unidade Feminina de Internação de Cariacica

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) promoveu, nesta sexta feira (22), uma roda de conversa com cerca de 30 adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica. O encontro, que fez parte da programação da Secretaria para o mês da mulher, contou com a presença de familiares das socioeducandas e teve por finalidade abrir o diálogo a respeito dos direitos da mulher e do enfrentamento à violência.

Na oportunidade, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Juliane Barroso, explicou um pouco sobre o contexto do Dia Internacional da Mulher e sobre a luta pela conquista de seus direitos.

“Tradicionalmente, no dia 08 de março, recebemos flores e parabéns, mas nós queremos mesmo é respeito e direitos iguais. Considerando esta realidade violenta em que vivemos, muitas de nós temos que lutar para sobreviver. Alguns atos culturais que trouxemos aqui hoje, como poemas e músicas, podem significar algo muito maior, como símbolos de manifestação e resistência”, lembrou.

O evento contou com a participação da vice-governadora, Jaqueline Moraes, que compartilhou um pouco de sua história com as adolescentes. “Quero ser a representação das mulheres no Governo e poder honrar esta posição. Sei que aqui tem muitas meninas que sonham e sabem onde querem chegar, então eu digo a vocês para não desistirem dos seus objetivos”, enfatizou.

As adolescentes também participaram ao serem questionadas sobre as mulheres que lhes inspiram. P. T, de 17 anos, destacou o seu carinho pela gerente da UFI de Cariacica, Maria Brígida Casagrande. “A Dona Brígida me marcou bastante. Ela é guerreira e tem muitas qualidades. É o meu exemplo”, disse. Já F. O. A., de 15 anos, destacou as agentes socioeducativas. “Eu tenho muita dificuldade e as agentes daqui me ajudam muito. É muito bonito isso de ajudar o próximo. Elas chamam a nossa atenção, mas sabemos que é para ajudar e não para atrapalhar”.

Ao final da roda de conversa, a diretora da Socioeducação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fabiana Malheiros destacou a participação das adolescentes. “Agradeço a vocês que vieram e, especialmente, às meninas, pela coragem e pela participação. Que vocês tenham aproveitado o que foi aprendido e compartilhado hoje e possam levar como reflexão para a vida”, destacou.

O evento contou com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A próxima roda de conversa será para o público LBT e acontecerá na segunda-feira (25), no Auditório da Câmara de Vereadores da Serra, em Serra Sede.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da SEDH

Letícia Passos

leticia.freire@sedh.es.gov.br  

 (27) 3636-1334 /  99289-9566

www.direitoshumanos.es.gov.br

Facebook: DireitosHumanosES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard