Vozes Femininas no Poder: Secretaria das Mulheres reúne lideranças eleitas para fortalecer políticas públicas nos municípios
O evento teve como objetivo apresentar o trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às desigualdades de gênero.
A Secretaria Estadual das Mulheres promoveu, nesta terça-feira (26), o evento Vozes Femininas no Poder, reunindo vereadoras e vice-prefeitas eleitas para o período 2025-2028 em um encontro voltado à construção de políticas públicas para mulheres em todo o Espírito Santo e o fortalecimento da presença feminina na política. As prefeitas eleitas também foram convidadas, mas não puderam estar presentes.
O evento, realizado na sede da Secretaria, em Vitória, teve como objetivo apresentar o trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às desigualdades de gênero e criar uma rede articulada com as lideranças municipais.
Durante a programação, a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, apresentou detalhes do Mulher Viva +, um dos eixos do programa Estado Presente em Defesa da Vida, que integra ações de prevenção à violência e promoção de direitos para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Outro destaque foi a apresentação dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), que incentivam a criação e fortalecimento de secretarias ou conselhos voltados às mulheres nos municípios onde ainda não há estrutura consolidada.
A secretária também compartilhou informações sobre as pesquisas Conexões Quilombolas e do Atlas das Mulheres do Espírito Santo, ferramentas que trazem um panorama detalhado sobre as condições e demandas das mulheres capixabas, fornecendo subsídios essenciais para o planejamento de projetos e ações.
Jacqueline Moraes reforçou a importância da parceria com as novas lideranças municipais. “A presença de vocês aqui é um marco para consolidarmos políticas públicas eficazes para as mulheres. Queremos ser parceiras de cada vereadora, prefeita e vice-prefeita neste caminho, ajudando a criar instrumentos que fortaleçam as mulheres em seus municípios. Nosso propósito é garantir que, em cada canto do Espírito Santo, as mulheres tenham acesso a uma vida digna, livre de violência e com oportunidades reais de desenvolvimento.”
A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Damasceno, foi responsável pela abertura do evento e destacou a relevância da articulação entre diferentes esferas de governo. “Este é um momento histórico, que reafirma a importância da nossa participação na política, ocupando os espaços de decisão para garantir que as demandas das mulheres sejam reconhecidas, respeitadas e atendidas. Cada uma de vocês carrega a esperança de milhares de vozes que confiaram no seu trabalho e acreditam na mudança que vocês representam.”
A iniciativa demonstra o compromisso do governo estadual em se aproximar das mulheres que hoje ocupam espaços de poder, fomentando o protagonismo feminino na formulação de políticas públicas. A presença de lideranças eleitas no evento reforça o desejo de trabalhar em conjunto para ampliar o alcance e a eficiência das ações voltadas para as mulheres capixabas.
“Fui convidada para estar nesse maravilhoso evento, gostei muito, principalmente pelo fato de conhecer a Jacqueline, conhecer os projetos da Secretaria, esse contato com vereadoras eleitas e reeleitas, fomentando o nosso movimento feminino, juntando forças, conhecendo, batendo papo, vendo as possibilidades da nossa feminilidade ser cada vez mais potencializada”, disse Nininha Lima, vereadora eleita de Conceição da Barra.
“Gostei muito de conhecer o Mulher Viva + e como mandatária vou ajudar a fortalecer esse programa. Secretária Jacqueline, agradeço o convite e pode contar comigo para fortalecer as mulheres do Espírito Santo”, pontuou Pamela Maia, vereadora eleita de Linhares.
“Vozes Femininas do Poder só veio enaltecer nossa capacidade de trabalhar e atuar, estar no dia a dia cuidando das mulheres que estão ao nosso redor. Nós podemos chegar muito mais longe do que imaginamos”, comentou Etienne Coutinho Musso, vereadora reeleita de Aracruz.