06/11/2024 15h50

Caravana Margaridas chega a Conceição do Castelo

Ação ocorre no próximo sábado (06) e será realizada na Praça Emídio Vargas (Praça da Matriz), no Centro da cidade.

O município de Conceição do Castelo recebe, neste sábado (09), das 9h às 14 horas, a Caravana Margaridas, um projeto da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). A ação será realizada na Praça Emídio Vargas (Praça da Matriz), no Centro da cidade, e conta com o apoio do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Serão ofertados diversos serviços e ações de cidadania às mulheres, com uma série de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, documentação, assistência jurídica, empreendedorismo, entre outros.

O projeto Caravana Margaridas percorre as microrregiões do Estado, com os objetivos de ampliar a visibilidade das mulheres em situação de vulnerabilidade social e promover a autonomia. Na caravana, são ofertados ainda serviços que contribuem para a independência financeira, como orientação para a criação de Microempreendedores Individuais (MEI), e campanhas de conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero e sobre a igualdade de oportunidades.

A gerente do projeto Caravana Margaridas, Marjorie Seidel, destacou que a iniciativa é essencial para a transformação social. “A cada edição deste projeto temos o privilégio de testemunhar o impacto positivo na vida de inúmeras mulheres, que encontram aqui um espaço seguro para crescerem e se fortalecerem. Nosso propósito é que cada mulher atendida se sinta valorizada e empoderada para construir seu próprio caminho de sucesso e bem-estar,” destacou.

Além do acesso a serviços essenciais, o evento oferecerá oficinas de capacitação, atividades de fortalecimento da autoestima e uma feira empreendedora, onde as participantes poderão comercializar seus produtos, incentivando o empreendedorismo feminino local. Com a participação dos Núcleos e Centros Margaridas, incluindo também a parceria de diversas instituições, a Caravana busca criar uma rede de apoio entre as mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Sobre a Caravana Margaridas

Criado para combater as desigualdades de gênero e garantir o acesso a serviços básicos para as mulheres em situação de vulnerabilidade, o projeto Caravana Margaridas se destaca pela abordagem inclusiva e pelo fomento ao empreendedorismo feminino. Até o momento, a iniciativa já percorreu 12 cidades do Espírito Santo, impactando positivamente a vida de centenas de mulheres.

O evento é realizado por meio de caravanas itinerantes, visando a dar visibilidade, promover o empoderamento e fomentar o empreendedorismo entre mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa busca proporcionar autonomia financeira e ampliar as oportunidades de desenvolvimento profissional para essas mulheres.

História

O nome do projeto, Caravana Margaridas, é uma homenagem à Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e sindicalista paraibana que passou a vida lutando pelos direitos das mulheres trabalhadoras rurais. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983 e se tornou um símbolo em defesa dos direitos da categoria — e um marco na denúncia das violações sistemáticas dos direitos fundamentais.

Serviço:

Caravana Margaridas

Dia: 9 de novembro (sábado)

Horário: das 9h às 14 horas

Endereço: Praça Emídio Vargas (Praça da Matriz)

 

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard