16/07/2024 16h54 - Atualizado em 18/07/2024 11h12

Evento em Vitória serve como vitrine para protagonismo das mulheres negras

Nas últimas sexta-feira (12) e sábado (13), 20 empreendedoras negras ocuparam a Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, durante o evento “Por todas nós: Aquilombando a Costa Pereira”. A gerente de Equidade de Gênero da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e organizadora do evento, Cristiane Martins, destacou que mais de 200 pessoas passaram pelo local durante os dois dias da atividade.

Além das empreendedoras, a ação contou com rodas de conversas voltadas às mulheres negras, atrações culturais, atendimento da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); plantão do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) para tirar dúvidas sobre contabilidade; serviços de saúde, como aferição de pressão, glicose e massoterapia; atrações culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) e o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Flexal, Cariacica.

“Ações como esta, feita no mês de julho, o Mês da Mulher Negra, servem para que as conquistas e os direitos dessas mulheres sejam potencializados. Esse evento é uma vitrine para que elas possam expor seus produtos e suas histórias. Precisamos furar a bolha e mostrar aos demais sobre as diversas realidades, principalmente a realidade de uma mulher negra. Queremos potencializar o protagonismo delas, e que isso não seja apenas reconhecido, mas também celebrado e amplificado para que possamos verdadeiramente alcançar a equidade e a justiça que tanto almejamos”, salientou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, que participou da abertura do evento.

“A ideia era que realmente o ‘Aquilombando a Costa Pereira’ servisse como uma vitrine para que as mulheres negras empreendedoras expusessem os seus produtos, os seus saberes e cultura. Portanto, o nosso objetivo foi alcançado. Tivemos uma circulação boa no evento e a nossa programação atendeu às expectativas”, frisou a gerente Cristiane Martins. Ela acrescentou que, para 2025, está previsto o lançamento de um edital para fomentar as atrações culturais.

A empreendedora Walkyria Muniz destacou que é muito importante viabilizar e proporcionar oportunidades para as mulheres negras empreendedoras. “Principalmente, porque sou uma mulher negra e travesti. Ocupar esses espaços no empreendedorismo, criando possibilidades de geração de renda para a nossa população, é gratificante”, disse.

“Esse evento é um espaço onde a gente precisa estar ocupando, mostrando e valorizando o empreendedorismo da mulher preta, porque não temos muitos espaços onde somos colocadas, exaltadas, como está sendo aqui na Costa Pereira. Então, que venham outros eventos pois estamos dispostas a mostrar nosso talento para toda a população capixaba”, comentou a empreendedora Claudia Meíra.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SESM
Rafaela Maia
(27) 99749-9483
comunicacao@mulheres.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard