19/07/2024 11h51 - Atualizado em 19/07/2024 11h52

Gestoras das regiões Sul e Sudeste definem que enfrentamento à violência contra a mulher será uma das pautas prioritárias no COSUD

A 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) será realizada no Espírito Santo, nos dias 08, 09 e 10 de agosto, em Pedra Azul. O COSUD foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais no Brasil.

Nesta quinta-feira (18), a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, liderou a reunião estratégica de fortalecimento e aprimoramento das pautas prioritárias do Fórum Interestadual de Gestoras da Mulher (FIGEM), em conjunto com as gestoras dos estados Sul e Sudeste, visando a uma organização prévia o encontro do COSUD no Espírito Santo.

“A reunião foi muito importante porque conseguimos definir quais serão os focos de discussão para o nosso encontro no COSUD. Além disso, já estabelecemos quais serão os marcos principais para a atuação do próprio Fórum Interestadual de Gestoras das Mulheres, tendo como ponto principal o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, estabelecendo quais as principais diretrizes e os principais métodos que podemos estabelecer para trabalhar de forma regionalizada e com interlocução com o Ministério”, destacou Jacqueline Moraes.

A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Deputada Leandre Dal Ponte, parabenizou o Espírito Santo pela iniciativa e pela articulação da agenda, ao tempo em que reafirmou o compromisso do Paraná na agenda regional. Segundo a Secretária, "diante dos dados alarmantes pelos quais os estados do sul e do sudeste vivenciam, uma estratégia de estabelecer diretrizes de um plano de metas para o enfrentamento regional é urgente e fortalece as iniciativas locais pela proteção e garantia de direitos de mulheres".

Na reunião ficou deliberado que na próxima semana será feita uma oficina com a participação do Instituto Jones Santo Neves (IJSN), para se apresentar a experiência e a metodologia utilizada no Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório MulherES).

As pautas do enfrentamento à violência e da necessidade de observatórios estaduais e dados que conversem nas Regiões Sul e Sudeste vem sendo discutidas desde o encontro do COSUD no Rio de Janeiro, nos dias 02 e 04 de março de 2023.

Fórum Interestadual de Gestoras das Mulheres (FIGEM)

O FIGEM foi instaurado na reunião do COSUD do Rio de Janeiro, pois na época observou-se a importância de um fórum de discussão, debate, organização e planejamento entre as gestoras das Regiões Sul e Sudeste para fortalecimento das políticas para as mulheres e o enfrentamento às violências.

COSUD

Nas edições são discutidas as áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão estão entre os temas discutidos.
Estes e outros assuntos são pauta da mobilização dos governadores e gestores dos sete estados envolvidos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SESM