Governo do Estado e Fundo de Investimento Social Privado firmam parceria para acolher mulheres em situação de violência
A união de esforços visa expandir e potencializar redes de atendimento, acolhimento e proteção à população feminina do Espírito Santo.
Nesta terça-feira (24), a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) se uniu ao Instituto Avon, representante do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, para assinar um acordo de cooperação para a implementação do Programa Acolhe, no Estado.
O programa oferece abrigo alternativo temporário de até 15 dias em hotéis da rede Accor para mulheres e seus dependentes, além de refeições completas, serviços de lavanderia, computador e internet, atendimento socioassistencial, psicológico e orientação jurídica, bem como o apoio da rede multidisciplinar de auxílio e proteção a mulheres dos 78 municípios do Estado.
A assinatura aconteceu durante o 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, em Vila Velha, e contou com as presenças da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin.
A iniciativa vem para cumprir o fortalecimento da rede de acolhimento do Estado, e servir como mais uma porta entrada para mulheres em situação de violência receberem atendimento. O Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela Accor em 2020, prevê o fortalecimento de serviços públicos de acolhimento e proteção à população feminina em circunstâncias de violência.
"Nós começamos a viabilizar essa parceria com a Rede Acolhe no início deste ano e agora estamos consolidando, que vem para fortalecer a rede de abrigamento para mulheres vítimas de violência ou em situação de violência em nosso Estado. Reconhecemos que a Rede Acolhe é uma rede já consolidada em todo o país, com experiência na contratação de vagas em hotéis para mulheres em situação vulnerável. Aqui no Espírito Santo, conseguimos inovar de forma regional, expandindo essa parceria para atender todas as regiões do Estado”, afirmou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
“Reconhecemos a importância de atuarmos em conjunto com instituições públicas e privadas para transformar, efetivamente, a realidade de tantas brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido à violência de gênero. Consolidar mais uma parceria para a implementação do Acolhe é, justamente, mais uma maneira de aprimorar políticas e serviços de assistência e proteção para as mulheres, garantindo meios para que possam reivindicar seus direitos e viver com mais autonomia, confiança e tranquilidade”, explica Daniela Grelin.
O Fundo Social também conta com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), responsável pela sua gestão, e do Bem Querer Mulher, que fornece suporte técnico ao Acolhe. Até setembro de 2023, o programa viabilizou mais de 4.900 diárias para mulheres que necessitavam de abrigo seguro e 2.073 agentes de redes públicas de enfrentamento à violência de gênero foram impactados. Atualmente, 346 cidades de 24 estados estão habilitadas a utilizar o Acolhe e cerca de 26 capacitações para a utilização do Formulário Nacional de Risco já foram realizadas.
Capacitação para a Rede dos Municípios
Ainda durante a realização do 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, na quinta-feira (26), a Secretaria Estadual das Mulheres reunirá equipes dos 78 municípios capixabas que integram as redes de apoio e proteção à população feminina local para um treinamento, uma vez que podem ser encaminhadas para o Acolhimento Provisório mulheres de qualquer município. Também serão convidadas representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) e do Plantão Especializado da Mulher da Polícia Civil (PEM).
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.
Sobre a Accor
Accor é um grupo hoteleiro líder mundial, que oferece experiências em mais de 110 países em 5.400 propriedades, 10.000 locais de Alimentos & Bebidas, instalações de bem-estar ou espaços de trabalho flexíveis. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 40 marcas de hotéis de luxo a econômicos, bem como lifestyle com a Ennismore. A Accor está empenhada em adotar ações positivas em termos de ética e integridade nos negócios, turismo responsável, desenvolvimento sustentável, alcance da comunidade e diversidade e inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA está sediada na França e listada na Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para mais informações, visite www.group.accor.com ou siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.
Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da SESM
Tainá Campos
(27) 99850-5294
comunicacao@mulheres.es.gov.br
Instituto Avon
Weber Shandwick - institutoavon@webershandwick.com
Giulia Leocadio – (11) 3027.0311
Letícia Lemos – (11) 94483-5572
Patrícia Lopes – (11) 98557-9900
Camilla de Andrade - (11) 9 8199.0409