17/06/2024 10h08 - Atualizado em 17/06/2024 10h13

‘Junho Vermelho’: mulheres representam menos da metade do número de doadores de sangue no Estado

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Na última sexta-feira (14) celebramos o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Atualmente, no Brasil, apenas 35% dos doadores são mulheres, enquanto 65% são homens. No Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria da Saúde (Sesa), em 2023, dos 40.339 doadores de sangue, 18.026 eram mulheres – 44,7%, enquanto 55,3% eram homens.

No entanto, o público tanto masculino quanto feminino enfrenta alguns desafios na hora de doar sangue. Devido à menstruação, por exemplo, que causa a perda de ferro no sangue, o corpo feminino leva mais tempo para repor seus estoques. Por isso, as mulheres podem doar sangue até três vezes em um ano, com um intervalo mínimo de 90 dias entre cada doação.

Já os homens, por não terem menstruação, repõem o ferro mais rapidamente. Assim, podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. No entanto, ao contrário do que muito se acredita, o ciclo menstrual não é um impeditivo para a doação de sangue e o intervalo entre as doações femininas é adequado para garantir a saúde da doadora.

Gestantes não podem doar, apenas depois de três meses em caso de parto normal; e, em caso de cesariana, após seis meses. Se estiver amamentando, a mulher deve aguardar 12 meses após o parto.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, incentivou a doação de sangue por parte das mulheres. “Muitas mulheres desconhecem que, mesmo com as diferenças fisiológicas em relação aos homens, a doação de sangue é um ato seguro e essencial para salvar vidas, combatendo doenças e oferecendo esperança para quem mais precisa. É importante desmistificar crenças errôneas que impedem as mulheres de doar sangue. Você pode ser a esperança que alguém precisa", salientou.

Doadores

Para ser doador, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação de sangue realizada até os 60 anos. Também deve apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório, como carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte.

Além da idade e documentação, é necessário pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não estar em jejum e aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação. O doador não deve consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Não podem ser doadores de sangue pessoas que tenham hepatites B e C; hanseníase; hipertireoidismo e Tireoidite de Hashimoto (Hipotireoidismo autoimune); doenças autoimunes que acometam mais de um órgão; doença de Chagas; HIV / AIDS; diabetes TIPO 1; Câncer; Acidente Vascular Cerebral (AVC/derrame); Doença Falciforme ou outras doenças do sangue; e sífilis; façam uso de droga injetável; tenham residido na Europa por 5 anos ou mais, consecutivos ou não. Confira lista (https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar)

Serviço:

Hemoes – Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos do Espírito Santo (Hemoes)

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória-ES

Contato: (27) 3636-7920 / (27) 3636-7942 / hemoes@saude.es.gov.br

Horário: todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

Hemocentro Regional de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo S/N, Centro, Colatina (Em frente ao Hospital Silvio Ávidos e ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina).

Contato: (27) 3717-2800/ (27) 3717-2808/ hemocentrocolatina@saude.es.gov.br

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Hemocentro Regional de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmon, n° 1.305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce).

Contato: (27) 3264-6000 / hemoes.linhares@saude.es.gov.br

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Hemocentro Regional de São Mateus

Endereço: Av. Othovarino Duarte Santos – km 02 S/N, Res. Park Washington-São Mateus (Ao lado do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares).

Contato: (27) 3767-7954/ hemoes.saomateus@saude.es.gov.br

Informações à Imprensa: