07/12/2022 16h13

‘Movimento do Laço Branco’ ocorre no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Na manhã dessa terça-feira (06), ocorreu a intervenção “Movimento do Laço Branco”, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SubPM), e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que, inclusive, sediou a atividade. A campanha faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres da SEDH.

A atividade teve como objetivos sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, sendo realizada justamente no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Na oportunidade, foram distribuídos laços brancos e “mosquitinhos” relativos à data, bem como informações de conscientização.

Em agosto de 2020, a Secretaria de Direitos Humanos realizou o primeiro trabalho com o Incaper. Essa ação foi considerada como a primeira formação em gênero ofertada para o segmento, onde 75% dos servidores são homens.

"Nenhuma ação de conscientização deve ser negligenciada ou deixar de ser repetida em ambientes onde haja homens, pois é por meio deles que o machismo e a cultura patriarcal agem frequentemente em detrimento das mulheres, causando enfraquecimento das aptidões, gerando sofrimento, entre outras violências”, explicou a gerente Estadual de Políticas para as Mulheres da SEDH, Rozilda Salet.

Para dar sequência às ações de combate ao patriarcado, ao machismo e ao racismo estrutural, a SubPM convidou a diretora técnica do Instituto, Sheila Posse, para a missão de reunir servidores no “Movimento do Laço Branco”. A atividade contou ainda com a participação da assistente social Rafaela Fluentes, do gerente Arthur Gabriel Guedes Rocha, entre outros servidores do Incaper que reconhecem a necessidade de fazer parte do movimento de enfrentamento às violências contra as mulheres.

“Campanha do Laço Branco”

A primeira “Campanha do Laço Branco” ocorreu em 1989, no Canadá. Entre 25 de novembro e 06 de dezembro daquele ano, tornou-se internacional, hoje aderida ao calendário das atividades dos segmentos que desenvolvem políticas públicas para as mulheres.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard