Por Todas Nós: SESM fortalece protagonismo das mulheres negras com ações no mês de julho
Em alusão ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio do projeto “Por Todas Nós: o protagonismo das mulheres negras na luta antirracista”, deu início ao Grupo de Trabalho (GT) para realizar ações voltadas ao fortalecimento e valorização das mulheres negras no mês de julho.
Nos dias 12 e 13 de julho acontecerá o evento principal do mês, o "Por Todas Nós: aquilombando a Costa Pereira", na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Durante todo o mês de julho a SESM terá ações como: podcast, palestras, roda de conversa, letramento racial e Dia Delas nos Centros e Núcleos Margaridas, atividades nos presídios femininos, entre outras.
O Por Todas Nós surgiu pela necessidade de potencializar o protagonismo das mulheres negras, que majoritariamente sofrem com a falta de empregos formais, sofrem mais violência e estão mais inseridas no campo do cuidado - seja remunerado ou não.
“O Por Todas Nós enxerga o fato de as mulheres não serem todas iguais. Mulheres brancas, mulheres indígenas, mulheres negras, mulheres quilombolas, mulheres de matrizes africanas, entre outras. Então, nós entendemos que não dá para falar de mulher negra no mês de março, então podemos usar o mês de julho especificamente para tratar da luta da mulher negra; sendo assim nasceu o Grupo de Trabalho, para que nosso foco seja nessas ações”, informou a gerente de Equidade de Gênero da SESM, Cristiane Martins.
O Grupo de Trabalho é realizado pela SESM com a parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Secretaria da Cultura, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Serviço Social do Comércio (SESC), Prefeitura de Vitória, movimentos sociais e sociedade civil.
Em abril o Grupo de Trabalho realizou algumas reuniões preparatórias com as mulheres de movimentos do Sul do Estado e da Grande Vitória; a partir das demandas levantadas nas reuniões, o GT executará as atividades de julho.
“Esta é a segunda edição do Por Todas Nós. A SESM tem orgulho de lutar para empoderar as mulheres negras e mostrar para a sociedade que podemos, e vamos, conquistar todos os espaços. Estas mulheres enfrentam uma interseção de discriminações, tanto de gênero quanto de raça, que limita suas oportunidades e direitos. Ao oferecer apoio e criar espaços onde suas vozes possam ser ouvidas, estamos ajudando a construir um caminho para que todas possam construir seu caminho com dignidade e que tenham seus direitos assegurados”, reforçou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
“Esse GT é de suma importância, será por meio dele que daremos evidências às mulheres negras e seus negócios. Eu, como mulher preta, já passei por muitas dificuldades, e hoje eu sou o que sou pela minha dignidade. Eu respeito a minha cor, eu amo a minha pele, eu conheço as minhas origens, as minhas matrizes africanas e a minha descendência. Precisamos mostrar isso para o mundo; temos representatividade e somos capacitadas como todos”, afirmou Liza Andrea, representante do Instituto Ubuntu e integrante do GT.
Link de inscrição para empreendedoras e atrações culturais que desejam participar das ações dos dias 12 e 13 de julho. As inscrições vão até dia 28 de junho.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SESM
Rafaela Maia
(27) 99749-9483
comunicacao@mulheres.es.gov.br