Roda de Conversa aborda políticas públicas para mulheres indígenas em aldeia de Aracruz
Mulheres indígenas de Aracruz participaram de uma Roda de Conversa com representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), nessa quarta-feira (11), na Aldeia Caieiras Velha. Na oportunidade, foram abordadas políticas públicas que são voltadas a elas, assim como histórias de resistência, luta e conquista femininas.
O evento faz parte da programação do Mês da Mulher da SEDH e contou com 66 participantes, sendo 50 indígenas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Caieiras Velha. Uma das responsáveis por conduzir a Roda de Conversa foi a representante da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), Edineia da Conceição Oliveira.
“Apresentamos as políticas públicas voltadas para as mulheres indígenas, tanto da Gerência, de onde essa pauta é atendida, quanto da Subsecretaria de Políticas para Mulheres. Levamos material impresso explicando tudo, como forma de facilitar esse conhecimento para elas”, explicou.
Edineia disse ainda que foi feita a devida orientação para que essas mulheres passem a participar de espaços de controle social, que são o Conselho de Promoção de Igualdade Racial e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher.
“Foi um momento muito rico e importante e que reforça o nosso compromisso nessa pauta tão importante da mulher indígena, da população indígena”, definiu Edineia. A condução da Roda de Conversa foi compartilhada com a subsecretária de Políticas para Mulheres, Juliane Barroso.
“Foi muito oportuno voltar, pois ano passado estivemos na aldeia com a unidade móvel e foi muito positivo. Dessa vez, voltamos com a Roda de Conversa para darmos vez a essas mulheres, para elas se soltarem. Percebemos que há um anseio muito grande de elas participarem das decisões. Dona Helena, a indígena mais antiga, fez uma fala muito importante, incentivando as mais jovens a se envolverem mais em questões que acabam refletindo nelas”, explicou a subsecretária.
Mesa Redonda
A programação dessa quarta-feira ainda continuou à noite: a Mesa Redonda “O Empoderamento da Mulher como Ponte entre a Política e a Efetivação dos Direitos – Um Debate Inerente ao Serviço Social” ocorreu na faculdade Emescam, em Vitória. A subsecretária Juliana Barroso também foi uma das convidadas a conduzir o momento.
“Foi o evento de acolhida do 1º período de Assistência Social, mas que envolveu os demais alunos do curso e foi uma atividade puxada pelo Centro Acadêmico. É um curso de maioria feminina, então eu e a professora Janice Ferreira de Andrade abordamos os problemas sofridos pela mulher negra, falamos sobre políticas públicas, e também foi um espaço que tive para expor o que nós, enquanto governo, fazemos pelas mulheres”, explicou a subsecretária.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedh
Juliana Borges
(27) 3636-1334