12/03/2024 16h14 - Atualizado em 12/03/2024 17h47

Secretaria das Mulheres faz escuta ativa com mulheres de movimentos sociais do Espírito Santo

Na manhã da última sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) promoveu uma Escuta Ativa com as mulheres de movimentos sociais do Espírito Santo. Por meio da escuta e do acolhimento dessas representantes, a Secretaria visa debater mais políticas públicas para as mulheres capixabas.

O evento contou com representantes de diversos movimentos, como: Sindiupes, Sindipúblico, Sindaema, Sindisaúde, Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo, Prefeitura de Vila Velha, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Ocupação Boa Esperança, Nação Mulheres, Liberta Mulheres, Movimento dos Atingidos por Barragens, representantes indígenas e de Matriz Africana, Elo Mulheres, Rede Ubuntu, entre outros.

As mulheres presentes se mostraram gratas pela existência da Secretaria Estadual das Mulheres. Apesar do longo caminho que precisa ser trilhado, pautas como violência de gênero e prioridades aos acessos dos direitos civis, sociais e políticos, nortearam o diálogo.

A secretária da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), Jacqueline Moraes, informou que a equipe seguirá empenhada em trabalhar com as problemáticas e pautas levantadas; bem como responsáveis por trazer respostas para estes movimentos.

“A política é construída a várias mãos, vozes e vivências. Esta escuta ativa enriqueceu o meu 08 de março. Conto com a equipe da Sesm, que além de ser composta majoritariamente por mulheres, é potente e competente para avançarmos cada vez mais”.

Todas as problemáticas relatadas na reunião constam em ATA - que posteriormente será disponibilizada no site da Sesm. Além disso, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho para todos os movimentos que estiveram presentes, visando discutir políticas públicas para todas as mulheres do Estado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SESM