22/11/2024 10h41

Secretaria das Mulheres inicia os 21 Dias de Ativismo em São Mateus

A Secretaria Estadual das Mulheres iniciou a campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, durante as atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, em São Mateus. O evento teve como homenageada Neném Preta, uma mulher negra que sofreu muitos abusos durante sua vida e batalhou para manter a memória do Porto da cidade, que foi porta de entrada de muitos navios negreiros durante o período colonial.

A primeira ação foi um festejo com capoeira, música e com a entrega de certificados na Casa Constância D’Angola, localizada no Porto, para 13 mulheres de representatividade na manutenção da memória local.

A emoção tomou conta do evento quando Selma Rodrigues Santos, uma das escolhidas para receber a homenagem, abraçada ao filho de Neném Preta, José Carlos, contou sobre a convivência das duas e como foi acolhida por ela quando chegou a São Mateus com quatro filhos e marcas pelo corpo das agressões que sofria do marido.

“Quando cheguei, ela abrigou a mim e a meus filhos, dividiu comida com a gente. Eu decidi montar um restaurante aqui nesse Porto, mas não tinha nada. Ela arrumou panelas, talheres, pratos, tudo para que eu conseguisse nosso sustento. Quando as coisas melhoraram, eu quis devolver e ela não aceitou. Era uma grande mulher e sinto muita saudade dela”, contou Selma Rodrigues, em lágrimas.

Em sua fala de abertura, a secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a resistência do povo preto do Porto de São Mateus, o último porto do Brasil a receber os navios com negros vindos da África. “A minha relação com este Porto é tão forte que iniciei meu livro falando sobre a minha experiência aqui, nossos antepassados e ancestralidade. Sobre a minha identificação com Zacimba Gaba, uma mulher que liderava a Insurgência, assim como eu liderei uma associação de camelôs lutando pelo direito de trabalhar e ter renda. Isso é história e precisamos reforçar a resistência histórica deste lugar”, salientou.

Informação à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da SESM

Juliana Gomes / Sânnie Rocha

(27) 99275-5289

comunicacao@mulheres.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard