Sedh e movimentos sociais discutem políticas públicas para mulheres negras
Representantes do Fórum Estadual de Mulheres Negras estiveram reunidas nessa quinta-feira (04) com a secretária de Estado de Direitos de Humanos, Nara Borgo, no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. O objetivo do encontro foi dar continuidade à construção de políticas públicas para as mulheres negras no Espírito Santo.
Também participaram a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Juliane Barroso; a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Alcenir Rocha; e a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Neiriele Marques. A representante da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro – ES), Adriana Silva, destacou na reunião, o atual cenário de violência contra a mulher.
“O número de homicídios no Estado reduziu de maneira geral, mas aumentou entre as mulheres negras. Então, por mais que tenhamos avançado em alguns aspectos, ainda falta um longo caminho a percorrer para que as políticas públicas cheguem efetivamente para estas mulheres”, pontuou.
A representante do Fórum Estadual da Juventude Negra do Estado (Fejunes), Cryslaine Zeferina, ressaltou a importância da articulação entre todas as pastas do Governo no assunto. “Entendemos que a questão racial não está apenas dentro da Secretaria de Direitos Humanos, por isso, é importante este momento de abertura e diálogo. Reforço também a importância do debate dentro das periferias”, disse.
Nara Borgo afirmou que está à disposição e empenhada em trabalhar neste recorte em sua gestão. “Contem comigo para articular com todas as pastas necessárias e estejam certas do meu compromisso com esta pauta. Já conquistamos – e estamos muito felizes com isto – a confirmação do governador Renato Casagrande de que o Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher serão os eixos que irão orientar as políticas públicas no Espírito Santo”, afirmou a secretária.
Estiveram também presentes na reunião representantes da Associação de Mulheres Negras Oborin Dudu, do Coletivo de Mulheres Negras Empoderadas, do Fórum Municipal de Mulheres Negras de Vitória, Serra, Colatina, Itapemirim e Baixo Guandu.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br