23/09/2024 17h04 - Atualizado em 23/09/2024 17h06

SESM prestigia artesãos capixabas em feira do Ceará

Panelas de barro, flores feitas de escamas de peixe, artigos de decoração em madeira naval e acessórios em prata com conchas de sururu. A diversidade e a riqueza do artesanato capixaba são destaques na Feira Nacional da Cultura e do Artesanato (Fenacce), evento que acontece até o próximo dia 29, em Fortaleza, e reúne artesãos de diversos estados brasileiros e fomenta a economia local.

Sete artesãos, sendo seis mulheres e um homem, representam o Espírito Santo na feira. De acordo com a subsecretária de Estado de Política para Mulheres, Sônia Damasceno, que participou dos primeiros dias do evento, acompanhada da gerente de Empreendedorismo, Inclusão Produtiva e Autonomia das Mulheres, Marjorie Seidel, o Ceará é o primeiro passo para levar o artesanato capixaba ao exterior.

"O Ministério das Mulheres está realizando uma curadoria e selecionará produtos de artesãs brasileiras para exposição no maior evento de artesanato da América Latina, a Expoartesanias 2024, marcada para dezembro, e queremos ver o nosso artesanato lá", destacou Sônia Damasceno.

Durante o evento, a subsecretária e a gerente da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), Marjorie Seidel, também participaram de oficinas oferecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e reforçaram a importância de ampliar o apoio às mulheres artesãs, que representam mais de 80% do segmento, que, em sua maioria, são mães solo ou principais provedoras de suas famílias.

Em um encontro produtivo, Sônia Damasceno e Marjorie Seidel se reuniram com Camila Flor de Liz, idealizadora do projeto "Vem Cá Mulher", que promove o empreendedorismo feminino em Fortaleza. Juntas, discutiram a expansão da iniciativa para o Espírito Santo, com a proposta de realizar uma feira de exposição ao final do processo de capacitação no Estado.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard