SESM realiza segunda reunião de 2025 do Programa Mulher Viva +

Durante a reunião, foi reafirmada a importância da atuação intersetorial para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres capixabas.
A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) realizou, nessa segunda-feira (07), a segunda reunião de 2025 do Programa Mulher Viva +, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero. O encontro reuniu representantes de diversas secretarias e instituições parceiras para o monitoramento dos dados do programa e avaliação das ações realizadas no último mês, com destaque para o evento que marcou o Dia Internacional das Mulheres e os dois anos de criação da Secretaria Estadual das Mulheres, celebrado no dia 9 de março, no Parque Cultural Casa do Governador.
Durante a reunião, foi reafirmada a importância da atuação intersetorial para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres capixabas. A secretária de Estado das mulheres, Jacqueline Moraes, destacou o papel estratégico do Mulher Viva + como eixo central das ações do Governo pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“O Mulher Viva + é uma política pública viva, construída com muitas mãos e mentes. Esses encontros são fundamentais para acompanhar de perto cada etapa do que vem sendo desenvolvido. Já avançamos muito e continuamos avançando, porque temos um Governo comprometido, que deixou claro, no evento de 9 de março, que não medirá esforços financeiros desde que existam projetos estruturados para vencer a violência e garantir igualdade. Estamos falando de vidas, de dignidade e de futuro.”
A fala da secretária faz referência à declaração do governador do Estado, Renato Casagrande, durante a celebração de março, onde reforçou que o Governo do Estado seguirá investindo fortemente em iniciativas com potencial transformador: “Não mediremos esforços financeiros, desde que tenhamos projetos bem estruturados que possam vencer a violência contra as mulheres e oferecer a tão sonhada igualdade de gênero”, disse o governador na ocasião.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, também participou da reunião e destacou a importância de transformar a intersetorialidade em prática institucional.
“Eu acho que esse é o grande desafio: institucionalizar. Sentar à mesa, cada um dar sua contribuição de forma concreta, para que a gente possa avançar e reduzir essa chaga que é a violência contra a mulher no Espírito Santo. Mas estamos conseguindo e um legado será deixado quando essa gestão terminar”, salientou. Já a coordenadora da Assessoria Institucional da SESM, Jaqueline Sanz, que também é responsável pela organização do programa Mulher Viva +, reforçou a relevância dos encontros para a efetividade do programa. “Estas reuniões são muito importantes, tanto para o acompanhamento e monitoramento dos projetos do Mulher Viva +, quanto para aumentar a integração entre projetos e instituições, cumprindo o princípio da intersetorialidade e transversalidade”, reforçou.
O Mulher Viva + é um marco na política pública capixaba de enfrentamento à violência e promoção de direitos das mulheres, e tem sido referência pela forma como articula diversas áreas do governo em torno de um objetivo comum: garantir às mulheres capixabas uma vida com dignidade, segurança e oportunidades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br