19/02/2025 16h33

SESM recebe comandante da Companhia de Proteção à Mulher e reforça compromisso com Eixo Mulher Viva +

Encontro reforçou compromisso da Secretaria Estadual das Mulheres com fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Espírito Santo.

A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) recebeu, na tarde dessa terça-feira (18), a comandante da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher (CIMU), major Jaqueline Pandolfi Freire. O encontro reforçou o compromisso da SESM com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Espírito Santo, por meio do Eixo Mulher Viva +, uma das frentes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

A reunião contou com a presença da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; do secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Estado Presente, Álvaro Duboc Farjado; do comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Douglas Caus; da subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros; e do coronel RR Antônio Marcos de Souza Reis.

Durante o encontro, foram debatidas estratégias para ampliar as políticas de proteção às mulheres e fortalecer a atuação da CIMU no enfrentamento à violência doméstica. A unidade especializada desempenha um papel essencial na prevenção de novos casos, no atendimento às vítimas e na capacitação de agentes de segurança para lidar com essa demanda sensível.

Em 2024, a Patrulha Maria da Penha, que integra as ações da Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher, realizou mais de 11 mil visitas a mulheres em situação de vulnerabilidade, e,  somente em janeiro de 2025, já assistiu mais de 1.500 mulheres.

A secretária Jacqueline Moraes destacou a importância da articulação entre segurança pública e políticas para as mulheres, ressaltando que o Eixo Mulher Viva + fortalece o enfrentamento à violência de gênero no Espírito Santo.

“Estamos muito felizes com a consolidação da CIMU, que é mais um aparelho para nos ajudar no combate à violência contra meninas e mulheres. A segurança das mulheres é uma prioridade do nosso Governo. O Eixo Mulher Viva + tem um papel fundamental dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, garantindo que as vítimas tenham um suporte efetivo e que as políticas de enfrentamento à violência avancem com integração e eficiência”, afirmou Jacqueline Moraes.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, reforçou o compromisso da corporação com a causa e destacou a importância do trabalho conjunto com os órgãos de proteção social para garantir um atendimento humanizado e eficaz às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A comandante da CIMU, major Jaqueline Pandolfi, expressou seu compromisso com a missão da unidade. “É uma grande honra assumir essa responsabilidade e reforçar o compromisso com a segurança e proteção das mulheres. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa rede de apoio, garantindo que nenhuma mulher se sinta sozinha”, afirmou.

Com essa agenda, o Governo do Estado segue empenhado em consolidar políticas públicas que assegurem a proteção, o acolhimento e a autonomia das mulheres capixabas, reforçando o papel do Eixo Mulher Viva + como um pilar essencial na luta contra a violência de gênero no Espírito Santo.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard