Unidade Móvel de atendimento à Mulher vai a 38 municípios em 2018
A unidade móvel de atendimento à mulher da Secretaria de Estado de Direitos Humanos vai começar a programação de visitas aos municípios do interior do Espírito Santo na sexta-feira (27). O ônibus lilás levará a cada cidade serviços de atendimento à mulher nas áreas de saúde e jurídica, principalmente. O objetivo é atuar na conscientização contra a violência da mulher e no seu empoderamento.
Até agora, as ações estão previstas para 38 municípios, já estando confirmadas em oito deles: Iconha, Jaguaré, Vargem Alta, Conceição do Castelo, Alfredo Chaves, Rio Bananal e Vila Valério.
A primeira cidade a receber a visita da unidade móvel será Iconha, na sexta (27), das 8h às 16h. Com apoio da Prefeitura e de parceiros, os atendimentos serão realizados no CRAS, onde serão ofertados serviços individualizados de assessoria jurídica e de saúde da mulher.
O outro município que também já tem programação definida é Jaguaré. O evento será realizado no dia 08 de maio, das 8h às 17h, na Praça da Prefeitura. Além dos serviços de atendimento psicossocial e jurídico, também haverá atendimentos de saúde, como teste de glicemia, de HIV e de Hepatite, aferição de pressão, dentre outros, como roda de diálogo sobre empoderamento feminino e prevenção contra a violência e atrações culturais.
Unidade Móvel
Ao todo, a previsão é de que 38 comunidades do interior do Estado sejam visitadas até o fim deste ano.
A unidade móvel de atendimento às mulheres serve como espaço de interação entre sociedade civil e Governo, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as a diferentes realidades. O serviço disponibilizado nos ônibus é de atendimento multidisciplinar.
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e das prefeituras municipais.
Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br
Texto: Caio Fassarella