Educação Empreendedora

Com mais de 1,3 mil alunos participantes, o Educação Empreendedora leva conhecimento empresarial à dez escolas da rede pública estadual, localizadas nos bairros do Ocupação Social ou nas regiões, atendendo a moradores dessas comunidades.

 

Os estudantes envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de trabalhar o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ao desenvolver projetos de vida, com o auxílio da plataforma digital Dreamshaper e o apoio dos seus professores.

 

O projeto envolve aproximadamente 50 professores, e contou em 2016 com mais de 56 turmas ativas, que desenvolveram 605 projetos de vida empreendedores.

 

A plataforma digital Dreamshaper, adotada para o Educação Empreendedora, serve de suporte para ajudar os professores a promover o ensino prático, o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes. E que permite aos alunos construir e criar possibilidades, além de executar os projetos elaborados por eles, aprendendo por meio dessa ferramenta que é possível buscar seus sonhos e seguir em frente.

 

O Educação Empreendedora está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a EDP Escelsa, o Instituto EDP, Espírito Santo em Ação, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). E é uma das ações de prevenção elaboradas para o Programa Ocupação Social.

 

As escolas que, inicialmente, receberam o projeto são: Mário Gurgel e Padre Humberto Piacente, de Vila Velha; Zaíra Manhães, de Cariacica; Aflordízio Carvalho da Silva, Hildebrando Lucas, Escola Viva São Pedro e Professor Fernando Duarte Rabelo, de Vitória; além da Escola Viva Joaquim Beato, Rômulo Castelo e Marinete de Souza Lyra; da Serra.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard