Unidade Móvel de Atendimento à Mulher chega a Sooretama, neste sábado (11)
O município de Sooretama recebe, neste sábado (11), a assistência da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, veículo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) que leva ações de prevenção e orientação às mulheres vítimas de violência. A visita será feita na Praça da Bíblia, das 9h às 12h, dentro da Ação Social Paz no Lar, realizada em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e com a prefeitura.
Esta ação faz parte do Movimento de Combate à Violência Contra a Mulher, lançado recentemente pelo Governo do Estado e que visa combater os casos de violência atuando na conscientização, na prevenção e no empoderamento dessas mulheres.
O veículo móvel, ação da SEDH, atua diretamente em comunidades do interior do Estado que têm dificuldades de acesso aos serviços de atendimento a esses casos, disponibilizando assistência profissional, incluindo serviços de saúde e das áreas social, jurídica e psicológica.
Agenda
A abertura do atendimento em Sooretama vai acontecer às 9h. Dentre os serviços disponibilizados estão os atendimentos psicossocial e jurídico, corte de cabelo, realização de testes de HIV e de glicose, aferição de pressão arterial, entre outras orientações sobre a saúde da mulher. Também haverá apresentação do Coral Mais Educação, da Escola Urbana Penha Costa.
Os próximos municípios que receberão a unidade móvel de atendimento, ainda neste mês, são Serra, no dia 18; Castelo, no dia 23; e Alegre, no dia 24.
Unidade Móvel
A unidade móvel de atendimento às mulheres serve como espaço de interação entre sociedade civil e Governo, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as a diferentes realidades. O serviço disponibilizado nos ônibus é de atendimento multidisciplinar.
Ao todo, 18 comunidades de municípios do interior do Estado serão visitadas até o fim deste ano. Doze já foram atendidas, desde o último mês de julho: Mucurici, Pinheiros, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Colatina, São Roque do Canaã, Ecoporanga, São Mateus, Santa Maria de Jetibá, Aracruz, Linhares e Santa Teresa.
Grupo
O Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, presidido pela subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Helena Pacheco, foi criado pelo decreto de nº 4072-R, publicado no dia 08 de março de 2017, pelo governador Paulo Hartung.
O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), tem como finalidade implementar estratégicas e ações previstas no Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
Informação à ImprensaAssessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDHSuellen Barone / Maurílio MendonçaE-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br