Mulher Viver +
Visando enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas e promover a igualdade de gênero, o Governo do Estado lançou o Programa Mulher Viver +, uma estratégia dentro do Estado Presente em Defesa da Vida, que reúne, de forma integrada em um único eixo, projetos voltados para as mulheres do Espírito Santo.
Baseado nas premissas fundamentais como transversalidade, intersetorialidade, regionalização, interseccionalidade, participação, entre outras, o "Mulher Viver +" atualmente articula 18 projetos estruturados voltados para a elaboração de políticas públicas para as mulheres. São mais de R$ 19 milhões de investimento previsto, mais de 10 órgãos envolvidos e ações em todas as microrregiões do Estado.
O programa Mulher Viver + é dividido em dois eixos, sendo o primeiro de Promoção da Igualdade e Equidade de Gênero e Raça, o qual é composto pelos projetos Fortalece MulherES, Observatório de Políticas Públicas para Mulheres, Caravanas Margaridas, Qualificar Mulher ES e Tec Mulheres, Empreendedoras em Destaque, Elas no Campo e na Pesca: Empreendedorismo, Liderança e Autonomia, Empoderamento da Mulher com Deficiência, Bolsa Atleta Capixaba e Copa SESPORT.
Assim como, o segundo eixo de Enfrentamento às Violências contra Meninas e Mulheres, composto pelos projetos: Centros de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência, Fortalecimento da Rede de Abrigamento, Cartão Mulher Segura, Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e Deam’s Itinerantes, Homem que é Homem, Patrulha Maria da Penha, Salas Marias e Mulher Segura ES.
O programa, que conta com projeto de diversas secretarias parceiras, é coordenado pela Secretaria Estadual das Mulheres, que tem o papel de monitorar e desenvolver ações e iniciativas que possibilitem a melhor integração dos projetos, com respostas e entregas efetivas para a sociedade como um todo.